«Se houver vontade Política» o «aumento dos conflitos e das desigualdades» podem ser solucionados, assegura antónio Guterres, numa mensagem para o Dia da ONU
«Se houver vontade Política» o «aumento dos conflitos e das desigualdades» podem ser solucionados, assegura antónio Guterres, numa mensagem para o Dia da ONU Temos os instrumentos e os recursos necessários para vencer desafio graves, como o aumento dos conflitos e das desigualdades, condições meteorológicas extremas, elevados níveis de intolerância e ameaças à nossa segurança, realça o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), numa mensagem para o Dia da ONU, assinalado esta terça-feira, 24 de outubro.

De acordo com este responsável, estes problemas podem ser resolvidos, se houver vontade política para o fazer. Os problemas do mundo transcendem fronteiras, e temos de transcender as nossas diferenças para transformar o nosso futuro. Quando os direitos humanos e a dignidade forem uma realidade para todos, seremos capazes de construir um mundo em paz, sustentável e justo, assegura o responsável, deixando um apelo – Vamos nós, os povos, fazer desta visão uma realidade.

antónio Guterres vai passar este dia com os elementos que integram a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas de Estabilização na República Centro-africana (MINUSCa). O objetivo passa por homenagear todos os capacetes azuis da organização, num ano em que 67 deles morreram. a data vai ser assinalada com diversos eventos, em várias partes do mundo.