Manuel Linda deu «os parabéns ao Exército», devido aos seus esforços em cenários de catástrofe, de que são exemplo os incêndios em Portugal
Manuel Linda deu «os parabéns ao Exército», devido aos seus esforços em cenários de catástrofe, de que são exemplo os incêndios em PortugalO Exército português está de parabéns pelo seu brilhante contributo nos momentos de calamidade e hecatombe nacional como têm sido os fogos florestais, disse Manuel Linda, bispo das Forças armadas e das Forças de Segurança. Mesmo que a comunicação social o não tenha referido muito, sei que fizeram um esforço notável, tanto mais de realçar numa altura em que os vossos quadros escasseiam, realçou o prelado.

Durante uma Missa que teve lugar na Igreja de São Francisco, em Guimarães, no último domingo, 22 de outubro, por ocasião do Dia do Exército, Manuel Linda destacou que o Exército português nunca poderá ser um instrumento do poder ou da conservação do poder pelos corruptos e pelos ditadores. Sabe que nem existe para se servir a si mesmo nem para servir poderes.

a sua função é servir a vida e o bem das pessoas, assegurando-lhes condições de defesa, de liberdade, de paz e até colaborando nas situações de extrema gravidade e perigo como, por exemplo, nas buscas, salvamentos, situações de catástrofes, incêndios, etc. Dentro e fora do país, frisou o prelado. Devido ao luto nacional pelas vítimas dos fogos florestais, o Exército português anulou todas as comemorações previstas no âmbito do seu Dia, à exceção da Eucaristia.