Obra narrativo-poética mostra aquilo que a freguesia de Fátima «tem de mais genuí­no» e conta com ilustrações do autor
Obra narrativo-poética mostra aquilo que a freguesia de Fátima «tem de mais genuí­no» e conta com ilustrações do autorNo ano em que se assinalam os 100 anos do fenómeno de Fátima, é lançado um livro que retrata as tradições e as gentes da região onde nasceram os três pastorinhos.com o nome Figuras e Charlas D”aire, a obra vai ser apresentada no próximo dia 3 de novembro, pelas 21h00, na localidade de Boleiros, em Fátima.

a nova publicação foi redigida nas formas narrativa e poética por antónio das Neves Martins, que assina a livro com o pseudónimo Frondera Deslandes, e que também desenvolveu para a obra um conjunto de ilustrações originais. Gostava muito de ver as pessoas sobre quem escrevo ou os seus familiares, porque já nem todos estão vivos, nesta apresentação do livro em Boleiros, refere o autor e professor, em comunicado.

O novo livro surge na sequência de uma proposta da Junta de Freguesia de Fátima ao autor, no sentido de no ano do Centenário das aparições deixar um registo escrito, em forma de homenagem, daquilo que a freguesia de Fátima tem de mais genuíno, resquício de uma ancestralidade muito própria, explica Tomé Vieira, um dos elementos do executivo da autarquia local, e autor do prefácio da obra.

além do enorme valor como repositório de usos e costumes, como testemunho das teias que o relacionamento familiar e popular tem urdido ao logo dos séculos, como compilação de pistas etnográficas e como exercício de elogio ao melhor folclore serrano, é uma obra valiosa em termos puramente linguísticos, realça Tomé Vieira.

a apresentação da obra estará a cargo do irmão do autor e responsável pela Biblioteca Pública de Fátima, José das Neves Martins. a sessão terá lugar no restaurante típico “O Truão”, propriedade de antónio das Neves Martins, espaço situado na localidade de onde é natural, e que assinala os seus 32 anos no dia de lançamento da obra. O livro é editado pela “alma Lusa”.

antónio das Neves Martins tem publicados os livros O Sema, a Seiva + Eu e Deste cais à Beira-Mágoa. Em 2004, o docente escreveu também José de alencar: Nova Viseira, Novo Elmo e Outras Guerras, para o Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa, no âmbito da sua tese de mestrado em Literaturas Românicas, na mesma instituição de ensino superior.