Peritos nacionais e internacionais vão falar sobre sobre a importância dos «saberes inúteis» na formação dos alunos e desvendar os «mistérios do cérebro adolescente»
Peritos nacionais e internacionais vão falar sobre sobre a importância dos «saberes inúteis» na formação dos alunos e desvendar os «mistérios do cérebro adolescente»Os responsáveis pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) decidiram juntar, pela primeira vez, os temas da “Educação” e da “Ciência”, o que resultou no ciclo de conferências intitulado “Mês da Educação e da Ciência 2017”. a iniciativa vai decorrer de 19 de outubro a 20 de novembro, com palestras de norte a sul do país, orientadas por especialistas nacionais e internacionais.

Entre os peritos envolvidos neste programa está Nuccio Ordine, um filósofo italiano que vai motivar uma reflexão sobre a utilidade dos saberes inúteis e a importância do ensino das humanidades na formação dos alunos. Por sua vez, Sarah-Jayne Blakemore vai desvendar os mistérios do cérebro adolescente, fazendo a ponte entre as neurociências e a sua aplicação na educação.

Em debate vão estar questões como Estudar compensará? ou Ter um curso superior é ainda sinónimo de benefícios económicos e não económicos? a iniciativa será também uma ocasião para a FFMS apresentar estudo inédito sobre os benefícios do ensino superior. Mais detalhes sobre o programa podem ser consultados online.