a ativista e docente universitária Marcela Uchoa vai traçar «um olhar feminista sobre a crise de refugiados na Europa»
a ativista e docente universitária Marcela Uchoa vai traçar «um olhar feminista sobre a crise de refugiados na Europa»O despreparo na receção de mulheres nos campos de refugiados é um problema que vai estar em análise num workshop que vai realizar-se no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no próximo dia 26 de outubro, a partir das 17h00. O encontro será dinamizado por Marcela da Silva Uchoa, ativista e professora de Ética e Filosofia do Direito no ensino superior.

Nos últimos anos houve um aumento considerável da população deslocada de mulheres. O mais agravante é que as mulheres enfrentam dificuldades particulares nos processos de busca de asilo, uma vez que a violência baseada no género nem sempre é reconhecida como motivo para garantir o acesso a esse direito fundamental, apontam os dinamizadores da iniciativa.

Com o nome Um olhar feminista sobre a crise de refugiados na Europa, esta sessão integra o ciclo “Gender Workshop Series VIII” que decorre entre outubro de 2017 e junho de 2018, para explorar o potencial epistemológico das perspetivas feministas na compreensão da vida social, a partir de diferentes contextos sociais, políticos e culturais.