as raparigas usam as capacidades que adquirem para contribuir para um «futuro melhor para todos», motivo pelo qual o mundo deve investir nelas, defende ONU Mulheres
as raparigas usam as capacidades que adquirem para contribuir para um «futuro melhor para todos», motivo pelo qual o mundo deve investir nelas, defende ONU MulheresOs líderes mundiais devem investir na formação das raparigas, uma vez que estas são uma fonte de energia, poder e criatividade e usarão os conhecimentos adquiridos para reconstruir as suas comunidades e criar um futuro melhor para todos, defendem os membros da ONU Mulheres, numa mensagem para o Dia Internacional da Rapariga, assinalado esta quarta-feira, 11 de outubro.

Este ano, a data é celebrada sob o tema Empower girls: before, during and after conflict (Empoderar raparigas: antes, durante e depois do conflito”, em português). O mote escolhido visa alertar para o facto das mulheres e raparigas serem as mais vulneráveis em tempos de crise, enfrentando maiores riscos de violência sexual e de género.

além disso, as raparigas são quase três vezes mais propensas a faltar à escola durante desastres do que os rapazes, e são muitas vezes forçadas a casar como forma de garantir a sua segurança. O Dia Internacional da Rapariga é comemorado desde 2012. a hashtag oficial para a data é – #DayOfTheGirl.