Risco de surto de cólera desencadeia uma gigantesca ação de vacinação aos muçulmamos rohingya que fogem da perseguição e da violência
Risco de surto de cólera desencadeia uma gigantesca ação de vacinação aos muçulmamos rohingya que fogem da perseguição e da violência a segunda maior campanha do mundo de vacinação oral contra a cólera inicia esta terça-feira, 10 de outubro, em Cox”s Bazar, no Bangladesh. a ação vai envolver centenas de profissionais de saúde e voluntários. as milhares de doses da vacina OCV são destinadas aos homens, mulheres e crianças refugiados da minoria rohingya, que vivem em campos de refugiados sobrelotados na região.

O risco de um surto de cólera em consequência da falta de acesso à água limpa, saneamento e higiene, alertou as agências humanitárias para a necessidade de agir de forma urgente perante este cenário. Neste contexto, a ação de vacinação provavelmente salvará muitas vidas, acredita Roderico Ofrin, diretor regional de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Sudeste asiático.

apesar da campanha, o responsável salienta que continua a ser fundamental trabalhar para aumentar os serviços de água e de saneamento. a imunização em massa fornecerá proteção vital contra a cólera, especialmente nos próximos seis meses, mas não é substituto para água limpa, saneamento adequado e boa higiene, realça Roderico Ofrin.

Simultaneamente, as equipas do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) estão a trabalhar com as autoridades do Bangladesh numa tentativa de travar surtos de diarreia em acampamentos onde estão muçulmanos rohingyas que fugiram de Mianmar.