Evento será uma ocasião para proceder a um balanço de um «fenómeno de inegável impacto social e cultural». O encontro vai contar com o contributo de muitos professores universitários
Evento será uma ocasião para proceder a um balanço de um «fenómeno de inegável impacto social e cultural». O encontro vai contar com o contributo de muitos professores universitáriosVários professores do ensino superior, como Teresa Toldy, anselmo Borges, Eduardo Lourenço e Paulo Borges, a que junta o teólogo Frei Bento Domingues, vão intervir no Congresso (Re)Visões de Fátima, que vai realizar-se se nos próximos dias 20 e 21 de outubro, na Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto.

algumas das comunicações destes e de outros oradores versam sobre temas como a afirmação de Fátima no catolicismo português da época (1917-1930), aparições e distorções, a criação de Fátima, a Igreja e o renascer do populismo católico. Da crise da I República ao início do Estado Novo, Para ser católico não é preciso acreditar em Fátima, Maria no Corão ou a economia paralela em Portugal.

Segundo os organizadores do evento, este será uma ocasião para fazer um balanço do fenómeno de inegável impacto social e cultural, suscitar e integrar novas evidências e interpretações comparativas das chamadas “aparições marianas” de 1917 dentro e fora do imaginário do “maravilhoso cristão” e ultrapassar os limites redutores da crença singela e da piedade populares a que a problemática de Fátima tem estado sujeita e recolocar as suas aporias e dimensões paradoxais perante a interpelação científica e os seus critérios de análise contemporâneos.

as inscrições podem ser feitasonline ou junto do secretariado da UFP até ao próximo dia 18 de outubro. O Congresso (Re)Visões de Fátima é organizado pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), da Universidade do Minho, e pelo Centro Trandisciplinar de Ciências da Consciência da Universidade Fernando Pessoa (UFP).