O encontro vai repetir-se pela nona vez para «dar voz às pessoas mais desfavorecidas». a iniciativa é organizada pela Rede Europeia anti-PobrezaO encontro vai repetir-se pela nona vez para «dar voz às pessoas mais desfavorecidas». a iniciativa é organizada pela Rede Europeia anti-PobrezaO Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social vai realizar-se, pela nona vez, para continuar a dar voz às pessoas mais desfavorecidas, apontam os organizadores. O encontro terá lugar na cidade de Lisboa e terá início no próximo dia 17 de outubro, data em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, prolongando-se até ao dia seguinte.
O fórum será uma ocasião para refletir a temática da participação como condição para a inclusão social, promover o conhecimento e a partilha de práticas/plataformas de participação e, ainda, sensibilizar a sociedade civil para a importância da participação de pessoas desfavorecidas no processo de inclusão social.
O encontro é organizado pelos responsáveis da Rede Europeia anti-Pobreza (EaPN Portugal). Jardim Moreira, sacerdote e presidente da organização, a EaPN Portugal tem desenvolvendo várias iniciativas para que a data seja um marco na luta contra a pobreza e a exclusão social em Portugal e tem promovido a participação de todos no combate à pobreza e exclusão.