O objetivo é contribuir para que aqueles que fogem da guerra e das más condições de vida sejam bem acolhidos e tratados com dignidade
O objetivo é contribuir para que aqueles que fogem da guerra e das más condições de vida sejam bem acolhidos e tratados com dignidade a nova campanha internacional da Cáritas, intitulada Partilhar a viagem, foi lançada em Itália e em Portugal. No Vaticano, o Papa Francisco convidou todas as pessoas a partilharem a “viagem” com os migrantes e refugiados: Como? De braços bem abertos!

Em Lisboa, mais especificamente no Padrão dos Descobrimentos, Fernando Santos, selecionador nacional de futebol, Rodolfo Castro, escritor e contador de histórias argentino, e alice Vilaça, jornalista, partilharam as suas experiências, dificuldades e as motivações que os levaram a deixar as suas casas.

Lançada na última quinta-feira, 27 de setembro, a campanha vai prolongar-se durante os próximos dois anos, e deverá ser um meio para um despertar de consciências para o estreitar relações entre migrantes, refugiados e as comunidades locais, lê-se num comunicado da Cáritas Portuguesa.

No decorrer desta iniciativa, os responsáveis pela organização humanitária da Igreja Católica, em parceria com outras entidades, vão destacar os desafios e os efeitos da migração e apelar a uma mudança de mentalidade.

Para a Cáritas Portuguesa, participar nesta campanha é também uma oportunidade de desafiar a tendência a que se assiste para a indiferença, consequência do individualismo das sociedades que veem as pessoas apenas como consumidores, esquecendo-se da sua profunda humanidade.