a situação dos jovens alheados da sua responsabilidade cí­vica devia ser trabalhada pela Igreja Católica, defende presidente de organismo católico
a situação dos jovens alheados da sua responsabilidade cí­vica devia ser trabalhada pela Igreja Católica, defende presidente de organismo católicoO poder político local torna-se mais próximo das pessoas, e tem permitido que o progresso se estenda a muitas regiões, razão pela qual as eleições autárquicas do próximo domingo, 1 de outubro, assumem grande importância, demonstra Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), que espera que os portugueses se desloquem às urnas e votem.

O responsável católico acredita que o clima de indiferença, associado aos últimos atos eleitorais, com altas taxas de abstenção, é uma resposta das pessoas aos vícios que ainda marcam o poder local, com origem na administração central, e que fazem com que muitas vezes os cidadãos considerem que o seu voto não conta. Neste contexto, o presidente da CNJP frisa que só através da participação ativa nas eleições é que se podem mudar as injustiças.

Perante o caso dos jovens, que atualmente parecem muito distantes da sua responsabilidade cívica, Pedro Vaz Patto defende que seria importante que esta situação também fosse trabalhada pela Igreja Católica. as primeiras eleições depois do 25 de abril, para a assembleia constituinte, tiveram um nível de participação que nunca mais foi atingido. E era bom que voltasse a acontecer isso. as pessoas valorizam mais aquilo de que foram privados durante tanto tempo do que depois de se tornar uma coisa acessível. Não deveria ser assim, lamentou o responsável, citado pela agência Ecclesia.