Os hoteleiros, autarcas e investigadores estão convictos que os bons resultados turí­sticos alcançados em Fátima este ano podem continuar a progredir em 2018, desde que exista uma estratégia concertada, cooperante e visionária
Os hoteleiros, autarcas e investigadores estão convictos que os bons resultados turí­sticos alcançados em Fátima este ano podem continuar a progredir em 2018, desde que exista uma estratégia concertada, cooperante e visionária Cooperação e diversificação. Estas podem ser as palavras chave para o futuro do turismo religioso em Portugal e, sobretudo, para dar continuidade à tendência de crescimento do número de visitantes que se está a verificar este ano em Fátima, defenderam esta quarta-feira, 27 de setembro, os oradores da sessão de apresentação do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, que se realizou na Escola de Hotelaria de Fátima. Os espaços religiosos assumem cada vez mais importância no setor do turismo, ao contrário do que acontecia antes em que o potencial era mais explorado ao nível do produto sol e mar, mas o que tem acontecido é a falta de conhecimento, ou seja, não há turistas a mais, há é conhecimento a menos, afirmou Carlos Costa, docente e investigador na Universidade de aveiro. Segundo o especialista, Fátima tem uma marca fortíssima, mas necessita de gerir melhor a articulação entre setores e operadores económicos para poder continuar a crescer. Não se pode pensar no turista só em termos de alojamento e restauração, adiantou Carlos Costa, sublinhando a necessidade de visão e estratégia para, por exemplo, puxar por produtos novos. Nós temos vivido na redoma do nosso preconceito e não renovámos o conhecimento com vista à captação de turistas que algumas regiões do países dizem ter a mais. Temos uma joia da coroa entre mãos, mas é preciso diversificar e criar muita cumplicidade entre operadores, pois a convicção generalizada é a de que podemos continuar a crescer, afirmou, por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca. Um dos passos para esse crescimento passa também pela consolidação e internacionalização da marca Fátima, no qual se enquadra o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, agendado para 22 e 23 de novembro, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima. Está prevista a participação de oradores e governantes dos quatro continentes, entre eles o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai. Em cima da mesa vão estar quatro objetivos: o potencial competitivo do mercado do turismo religioso, a atratividade dos destinos religiosos, a afirmação do turismo religioso nas redes regionais, nacionais e internacionais de inovação e a partilha de conhecimento sobre as melhores formas de promover destinos religiosos.