O autor da peça musical “Os três pastorinhos de Fátima” é dos vencedores do Prémio Ratzinger»
O autor da peça musical “Os três pastorinhos de Fátima” é dos vencedores do Prémio Ratzinger»O “Prémio Ratzinger”, considerado o “Nobel”da Teologia, foi atribuído aos alemães Theodor Dieter, teólogo luterano que se distinguiu no diálogo ecuménico com a Igreja Católica, Karl-Heinz Menke, sacerdote e professor emérito de Teologia Dogmática e especialista no estudo do pensamento de Joseph Ratzinger, e a arvo Part, cristão ortodoxo estónio, autor da peça musical “Os três pastorinhos de Fátima” (Drei Hirtenkinder aus Fátima).

Os vencedores foram anunciados esta terça-feira, 26 de setembro, numa conferência de imprensa no Vaticano, onde esteve presente Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal para quem arvo Part é talvez o maior compositor vivo.

Em comunicado, os responsáveis pela Fundação do Vaticano “Joseph Ratzinger-Bento XVI” indicam que o galardão é atribuído fora do âmbito estritamente teológico, pela inspiração altamente religiosa da arte musical de Part, tendo em consideração o apreço do Papa emérito pela música. O prémio vai ser entregue pelo Papa Francisco, no próximo dia 18 de novembro, no Vaticano.