Meios que possam contribuir para promover o respeito pelo ambiente em toda a atividade turí­stica estarão em análise durante as Jornadas de Pastoral do Turismo
Meios que possam contribuir para promover o respeito pelo ambiente em toda a atividade turí­stica estarão em análise durante as Jornadas de Pastoral do TurismoConferencistas credenciados vão intervir nas Jornadas Nacionais de Pastoral do Turismo para ajudar os participantes a aprofundar as possibilidades do turismo e a desenvolver uma atividade turística que seja económica, social e ambientalmente sustentável.

O evento, que vai realizar-se pela terceira vez, terá lugar em Bragança, de 27 a 28 de outubro, sob o tema Turismo e sustentabilidade – Economia, sociedade e ambiente, em conformidade com a resolução das Nações Unidas, que estabeleceu 2017 como o ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Vão intervir ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, Miguel Poiares Maduro, antigo Ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, e Nuno Fazenda, diretor do Turismo de Portugal, entre outros.

Durante as jornadas, os participantes vão refletir sobre a possibilidade do turismo ser uma oportunidade de desenvolvimento económico e vão olhar para as comunidades locais e para as suas culturas reconhecendo o valor que lhes poderá estar inerente. além disso, serão abordadas vias que possam incentivar o desenvolvimento local, promover atividades regionais e a fixação de pessoas, tendo sempre em vista um autêntico turismo ecológico.

as Jornadas Nacionais de Pastoral do Turismo são organizadas pela Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, em colaboração com o Serviço de Pastoral do Turismo da Diocese de Bragança-Miranda (PTBM). as inscrições podem ser feitas online até ao próximo dia 24 de outubro, indica Carlos Godinho, diretor da ONPT, em comunicado.