Na primeira sessão da assembleia Geral da ONU com Guterres como secretário-geral da organização, serão analisados os conflitos que deflagram em várias partes do mundo e vai realizar-se a assinatura para o novo Tratado de Proibição de armas Nucleares
Na primeira sessão da assembleia Geral da ONU com Guterres como secretário-geral da organização, serão analisados os conflitos que deflagram em várias partes do mundo e vai realizar-se a assinatura para o novo Tratado de Proibição de armas NuclearesO tema Com foco nas pessoas: lutar pela paz e por uma vida decente para todos num planeta sustentável vai orientar os debates da 72a sessão da assembleia Geral das Nações Unidas que inicia esta terça-feira, 19 de setembro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da américa.

Esta será a primeira sessão da organização intergovernamental com antónio Guterres como seu secretário-geral. O português deverá ter mais de 130 reuniões bilaterais até a próxima segunda-feira, 25. Paralelamente à sessão, Guterres deverá discursar em 34 reuniões de alto nível, informa a Rádio ONU.

No decorrer da semana serão abordadas variadas questões ligadas ao empoderamento económico das mulheres, o caminho rumo à paz, a crise migratória, as alterações climáticas, direitos humanos e a igualdade. além disso, vai estar em foco o necessário impulso político para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Está ainda previsto um debate sobre focos de tensão global, como os atualmente existentes em países como a Síria, a República Centro-africana, o Sudão do Sul e o Iémen. Durante a semana de debates, haverá ainda lugar para a cerimónia de assinatura para o novo Tratado de Proibição de armas Nucleares.