Cidadãos vão ser desafiados a assumir compromissos para a redução do lixo nos oceanos
Cidadãos vão ser desafiados a assumir compromissos para a redução do lixo nos oceanos a #SemanaMaresLimpos inicia este sábado, 16 de setembro, data em que se assinala o Dia Internacional de Limpeza de Praias, como uma ação de limpeza da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (Brasil), que envolverá os escuteiros daquela região e mais de 2 mil voluntários.

Durante este dia, voluntários e transeuntes vão poder entrar na Tenda mares limpos para tomar conhecimento da importância do consumo consciente de plásticos e do seu correto descarte. ainda neste espaço, cada um dos visitantes será convidando a assumir compromissos para a redução do lixo nos oceanos.

as pessoas poderão ainda assistir a conferências, dinamizadas por representantes da ONU Meio ambiente e instituições parceiras, que promovem o evento. até ao dia 24 de setembro, data em que termina a #SemanaMaresLimpos, mais de 60 grupos de voluntários vão levar a cabo ações voluntárias de limpeza de praias em 11 estados brasileiros.

Os resíduos recolhidos serão contabilizados e farão parte do panorama sobre o lixo no mar no Brasil, contribuindo para a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, dirigido pelo Ministério do Meio ambiente brasileiro, informam os serviços de comunicação da Organização das Nações Unidas (ONU).