Perante a quantidade daqueles que fogem dos seus países devido à guerra e más condições de vida e que depois enfrentam variados riscos durante o percurso, o aCNUR pede que sejam criados mais espaços onde estas pessoas possam ficar de forma segura
Perante a quantidade daqueles que fogem dos seus países devido à guerra e más condições de vida e que depois enfrentam variados riscos durante o percurso, o aCNUR pede que sejam criados mais espaços onde estas pessoas possam ficar de forma segura Os responsáveis do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) pediram para serem disponibilizados mais de 40 mil espaços para refugiados, ao longo da rota do Mediterrâneo Central, todos eles localizados no continente africano.

Os novos locais serão cruciais para ajudar os refugiados mais vulneráveis ao longo do seu percurso, para diminuir os riscos associados ao trajeto e poderão ter capacidade para salvar vidas, realçou Filippo Grandi, alto Comissário da ONU para os Refugiados.

O responsável salienta que os novos espaços destinados aos deslocados devem cobrir todas as subregiões afetadas por esses movimentos. Segundo o aCNUR, o movimento de refugiados e migrantes em direção à Europa continua a ter um impacto arrasador sobre a vida humana.

Desde o início deste ano, estima-se que mais de 2. 420 pessoas tenham morrido ou desaparecido enquanto atravessavam o Mar Mediterrâneo rumo à Europa. Variados relatos demonstram que muitos outros perderam a vida no percurso terrestre.