Bandas filarmónicas vão desfilar pelas ruas da Cova da Iria, enchendo a cidade de música
Bandas filarmónicas vão desfilar pelas ruas da Cova da Iria, enchendo a cidade de músicaCerca de 40 bandas filarmónicas oriundas de 16 dioceses de Portugal, com 1750 músicos, vão participar na Peregrinação Jubilar das Bandas Filarmónicas ao Santuário de Fátima, dia 16 de setembro. a iniciativa vai encher a cidade de música, realçou Joaquim Ganhão, sacerdote coordenador da peregrinação, em declarações aos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Segundo o responsável, este será um dia atípico naquilo que é a normal vivência do Santuário de Fátima, mas será um muito bom e de grande animação. Um dos objetivos passa por levar a expressão sonora além dos limites do local de culto, motivo pelo qual vários desfiles terão início nas ruas da Cova da Iria rumo à Capelinha das aparições, onde cada banda fará a sua saudação individual a Nossa Senhora.

Pelas 12h00 está prevista uma saudação conjunta na Capelinha das aparições, através da interpretação de três músicas. a Eucaristia que marcará a peregrinação terá início às 15h00. Caberá às bandas acompanhar musicalmente a procissão de entrada e de saída da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde participarão cerca de 160 músicos, em representação das 40 bandas participantes.

Durante a Missa, terá lugar a estreia absoluta da marcha Fátima, criada para esta ocasião por amílcar Morais. Esta marcha solene escrita para banda filarmónica é uma composição musical com propositada abordagem ao modo dórico, linguagem musical gregoriana que faz parte da essência do canto monódico da liturgia da Igreja, explicou o autor da peça.

O programa inclui, para além das celebrações litúrgicas, um momento único de congregação de bandas filarmónicas, no local onde há 100 anos a Virgem Maria apareceu aos pastorinhos, com o propósito de louvar o Senhor, escreve Vítor Coutinho, coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das aparições de Fátima, na nota de abertura do guião que acompanha a peregrinação. a jornada insere-se nas celebrações do Centenário das aparições de Fátima.