Quatro dos 14 voluntários vão repetir a experiência pelo segundo ano e têm idades entre os 21 e os 34 anos
Quatro dos 14 voluntários vão repetir a experiência pelo segundo ano e têm idades entre os 21 e os 34 anosCatorze portugueses vão realizar um serviço de desenvolvimento e de promoção junto das populações de países africanos como angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, ao longo de um ano. a partida vai acontecer entre os meses de setembro e outubro e será assinalada com uma Missa de envio, no próximo domingo, 10 de setembro, na Igreja do Colégio São João de Brito, em Lisboa, a partir das 13h00.

Os cidadãos nacionais vão rumar para África através da associação católica “Leigos para o Desenvolvimento”. De acordo com a organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD), quatro dos 14 voluntários partem pelo segundo ano para a missão e têm idades compreendidas entre os 21 e os 34 anos. Foi a curiosidade que me levou a iniciar este caminho mas foi a vontade de servir que me fez disponibilizar para partir, disse Marta Horta, uma jovem nutricionista com 26 anos de idade.

No terreno os portugueses vão desenvolver uma grande experiência de desenvolvimento humano, trabalhando diretamente na formação dos recursos humanos locais, através, por exemplo, da partilha de conhecimentos e do desenvolvimento de competências em locais como as Escolinhas Comunitárias do Niassa (Moçambique), o Grupo Comunitário de Porto alegre (São Tomé e Príncipe) e o Gabinete de apoio à Inserção na Vida ativa (angola), entre outros.