Peça criada por compositor escocês foi pensada ao longo de vários anos e envolveu a deslocação do profissional ao local onde os três pastorinhos viram Nossa Senhora
Peça criada por compositor escocês foi pensada ao longo de vários anos e envolveu a deslocação do profissional ao local onde os três pastorinhos viram Nossa SenhoraOs elementos do coro e orquestra Gulbenkian vão interpretar duas obras novas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no próximo dia 13 de outubro, a partir das 18h30. O momento musical vai encerrar o ano de comemorações associadas aos 100 anos do fenómeno de Fátima.

Em estreia absoluta vão estar as peças Salve Regina e The Sun Danced, que os responsáveis pelo Santuário de Fátima encomendaram a Eurico Carrapatoso e a James MacMillan, respetivamente. atuará também a soprano Elisabete Matos. O concerto será transmitido em direto no recinto de oração do local de culto, para chegar ao maior número possível de fiéis.

Segundo os serviços de comunicação do santuário, a obra The Sun Danced nasce de um trabalho de investigação de campo realizado ao longo do mês de maio de 2015. Poder pensar com anos de antecedência sobre uma peça é benéfico. as ideias tornam-se subliminares e subconscientes e como que trabalham subterraneamente, explicou MacMillan. acabo por escrever a música com uma grande preparação subconsciente. Por isso, a visita a Fátima foi vital, realçou o compositor escocês.