Cem filmes realizados em dezenas de países vão ser exibidos em Seia, no âmbito do CineEco, um dos mais antigos festivais de cinema de ambiente do mundo
Cem filmes realizados em dezenas de países vão ser exibidos em Seia, no âmbito do CineEco, um dos mais antigos festivais de cinema de ambiente do mundoFilmes produzidos em mais de 25 países vão estar em concurso no Festival Internacional de Cinema ambiental da Serra da Estrela (CineEco), que terá lugar na Casa Municipal da Cultura de Seia. Naquela que será a 23. a edição do festival, os organizadores inspiram-se num livro dedicado às alterações climáticas, intitulado “Tudo pode mudar: Capitalismo vs clima”.

Seguindo a linha da obra, o festival centra-se na ideia de que “Tudo pode mudar: oceanos, clima e economia”, e coloca 100 filmes em exibição dos mais de 500 rececionados pela organização, indica Mário Jorge Branquinho, diretor do CineEco, em comunicado.

a pré-abertura do festival acontece a 15 de setembro e será marcada pela exibição do documentário This changes everything e pelo lançamento de atividades que vão decorrer por toda a cidade de Seia até à sessão oficial de abertura do festival, marcada para as 21h30 do dia 14 de outubro, com a exibição do filme Os lobos.

Nas sessões especiais destacam-se as exibições de películas como Uma sequela inconveniente: a verdade para o poder e a odisseia. Está ainda prevista uma ampla programação de sessões matinais de curtinhas ambientais e filmes de animação dedicadas ao público infantil.

além dos prémios considerados no regulamento para as competições internacionais longas e curtas, séries televisivas e filmes de língua portuguesa, estão previstos prémios especiais para filmes dedicados à água. O CineEco é organizado pelo município de Seia e prolonga-se até 21 de outubro.