Especialistas de diferentes nacionalidades vão encontrar-se na cidade de Lisboa para traçar estratégias que favoreçam a consolidação da economia solidária
Especialistas de diferentes nacionalidades vão encontrar-se na cidade de Lisboa para traçar estratégias que favoreçam a consolidação da economia solidária a economia solidária e a crise nos países do sul da Europa é um assunto que será alvo de uma análise durante uma mesa redonda agendada para o próximo dia 8 de setembro. O debate terá lugar no auditório da Câmara Municipal de Lisboa e deverá iniciar pelas 09h00.

Considerando que as iniciativas de economia solidária ganharam uma maior projeção em consequência dos efeitos da crise e das políticas de austeridade, a mesa redonda vai aprofundar a relação entre crise e economia solidária através da comparação de um conjunto de situações em que floresceram essas iniciativas,lê-se num comunicado do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, organizador do debate.
a iniciativa será uma forma de identificar aspetos críticos e oportunidades para começar a desenhar estratégias que favoreçam a consolidação destas realidades. a mesa redonda contará com a participação de Jordi Estivil, professor emérito de Política Social da Universidade de Barcelona e especialista em políticas sociais e em economia solidária. Também marcará presença Evangelos afendras, perito que trabalha em áreas como assistência educativa para adultos e crianças refugiadas, e para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. Intervirá ainda Maria Ferreiro, professora no ensino superior que desenvolve um projeto de investigação sobre áreas metropolitanas perante os desafios da sustentabilidade. a moderar o debate vão estar Eber Quinonez e andres Spognardi, ambos investigadores do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES.