Objetos de diferentes religiões, oriundos de várias partes do mundo, dão origem a duas exposições que poderão ser conhecidas na cidade de Lamego
Objetos de diferentes religiões, oriundos de várias partes do mundo, dão origem a duas exposições que poderão ser conhecidas na cidade de LamegoMais de 1300 peças de diferentes religiões e de vários pontos do mundo dão forma às exposições Contas de rezar. as mostras são inauguradas esta sexta-feira, 1 de setembro, em horários e locais distintos: às 17h00, no Castelo de Lamego, e às 18h00 no museu diocesano da mesma cidade.

a viagem dos visitantes começa pelos hindus, passando pelos budistas, muçulmanos e terminando nos católicos e inclui peças elaboradas com diferentes materiais, desde osso de rena da Finlândia, pastilha decorativa de Itália, ónix, ágata, cortiça, tecido, botões, a papel ou fósforos, informa o portal online E-Cultura.

ao percorrerem os espaços, os visitantes poderão observar objetos que marcam a vida religiosa de cristãos, hindus, budistas e muçulmanos, de que são exemplo os terços, japamalas, odyuzu e masbahas, respetivamente.

as exposições reúnem artefactos de Júlia Lourenço, professora e investigadora da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. as peças em exposição foram recolhidas no âmbito de uma rede mundial de colaboração. as mostras têm cariz itinerante e já passaram por outras regiões portuguesas.