Problema de saúde está a aumentar na américa Central, atingindo, sobretudo, jovens de comunidades rurais desfavorecidas
Problema de saúde está a aumentar na américa Central, atingindo, sobretudo, jovens de comunidades rurais desfavorecidasUma doença renal de origem incerta está a afetar um grande número de jovens de pequenas comunidades agrícolas da américa Central, indicam os responsáveis da Organização Pan-americana de Saúde (OPaS), em comunicado. as pessoas com mais tendência para desenvolver o problema são homens jovens de meios rurais de baixos rendimentos.

Numa tentativa de travar a doença, a agência de saúde já emitiu recomendações para as regiões afetadas. Os especialistas da OPaS acreditam que o problema está relacionado com poluentes ambientais, condições de trabalho precárias, elementos agro-químicos e baixa ingestão de água.

Os peritos da agência defendem que os sistemas de saúde das áreas atingidas necessitam de mais informações sobre a doença para dar uma resposta adequada à situação. Segundo a Rádio ONU, a OPaS vai continuar a acompanhar o problema promovendo melhorias no meio ambiente e fomentando melhores condições de trabalho nas comunidades rurais afetadas.