Novo trabalho de investigação vem mostrar a existência de uma relação entre fenómenos climáticos adversos e a fuga das populações afetadas
Novo trabalho de investigação vem mostrar a existência de uma relação entre fenómenos climáticos adversos e a fuga das populações afetadasHá uma relação entre as secas prolongadas em El Salvador, Guatemala e Honduras e o aumento da migração irregular dos cidadãos desses países para os Estados Unidos da américa, indica um novo estudo. através do relatório, os investigadores apontam para a necessidade de se apostar em programas de longo prazo que desencorajem aquelas pessoas a emigrar, de forma a reduzir os riscos inerentes à prática, tanto para os que partem, como para aqueles que ficam.

O estudo pode ajudar a encontrar soluções para os que foram forçados pela fome a deixar as suas casas, disse Nestor Mendez, secretário-geral assistente da Organização de Estados americanos (OEa), citado pela Rádio ONU. O responsável frisa que quando milhões de cidadãos das américas ainda sofrem de fome é sinal de que ainda há muito a ser feito.

Com o título Segurança alimentar e emigração: porque as pessoas fogem e o impacto sobre as famílias deixadas em El Salvador, Guatemala e Honduras, o estudo foi financiado e produzido conjuntamente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo Internacional de Desenvolvimento agrícola (Fida), e o Programa Mundial de alimentação (PMa) em parceria com a Organização Internacional para Migrações (OIM) e a OEa.