Numa tentativa de reduzir a quantidade de lixo no mar, um novo projeto vai marcar presença nos portos portugueses ao longo dos próximos anos
Numa tentativa de reduzir a quantidade de lixo no mar, um novo projeto vai marcar presença nos portos portugueses ao longo dos próximos anosForam recolhidos 151 mil litros de resíduos plásticos e 295 mil litros de resíduos indiferenciados no porto de pesca de Peniche, desde o início do ano passado, no âmbito do projeto a pesca por um mar sem lixo, promovido pela a Docapesca com o objetivo de recolher resíduos originados nas embarcações e capturados na pesca.

Peniche é o primeiro porto do país com o projeto-piloto implementado, mas a iniciativa vai estender-se a muitos outros portos do país ao longo dos próximos anos. Era bom que este projeto já estivesse espalhado pelo país todo, realçou ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, citada pela agência Lusa.

Nós não podemos matar o oceano. Nós temos que o limpar, o preservar e o explorar de uma forma sustentável. Não é nenhum crime explorar economicamente o mar. Mas é um crime fazê-lo se não for de uma forma sustentável e de uma forma que o preserve, referiu a responsável, na última quinta-feira, 24 de agosto.