Guerras causam sofrimento a milhões de inocentes, obrigam-nos a fugir das suas casas e são também cruéis para aqueles que só procuram ajudar, demonstra secretário-geral da ONU
Guerras causam sofrimento a milhões de inocentes, obrigam-nos a fugir das suas casas e são também cruéis para aqueles que só procuram ajudar, demonstra secretário-geral da ONUMilhões de pessoas no mundo estão envolvidas em conflitos que não foram criados por elas, estando inseridas num fogo cruzado, ou então, diretamente alvejadas pela violência que obriga milhões a fugir das suas casas rumo a um futuro que é incerto.

as palavras são de antónio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e surgem numa mensagem para o Dia Mundial da ajuda Humanitária, assinalado este sábado, 19 de agosto, através da qual procura chamar a atenção da população mundial para este problema que requer uma solução.

Guterres faz ainda alusão aos trabalhadores humanitários, que se propõem a ajudar, mas que depois, em alguns acasos, sofrem ataques deploráveis que dificultam a sua capacidade de salvar vidas.

Para assinalar a data, as Nações Unidas lançaram a campanha #NotaTaget (Não são um alvo, em português), para mostrar que civis e trabalhadores humanitários não devem ser atingidos em conflitos.

O Dia da ajuda Humanitária é assinalado a 19 de agosto para recordar o ataque à sede das Nações Unidas, em Bagdad, no Iraque, em 2003, onde morreram 22 pessoas. a data é uma ocasião para reconhecer os trabalhadores humanitários e aqueles que foram mortos enquanto prestavam ajuda aos outros.