Francisco manifesta «grande tristeza» perante as vítimas de Espanha. Os bispos espanhóis pedem paz para os «corações das pessoas», e Guterres afirma a solidariedade das Nações Unidas
Francisco manifesta «grande tristeza» perante as vítimas de Espanha. Os bispos espanhóis pedem paz para os «corações das pessoas», e Guterres afirma a solidariedade das Nações Unidas O Papa expressou a sua grande tristeza pelo ataque que ocorreu na cidade de Barcelona, em Espanha, causando 13 mortos e 100 feridos. Francisco rezou pelas vítimas e quis expressar a sua proximidade ao povo espanhol, em particular aos familiares das vítimas assim que tomou conhecimento do sucedido, explicou Greg Burke, diretor da sala de imprensa da Santa Sé.

Os membros da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) também reagiram à situação, manifestando a sua solidariedade para com as pessoas afetadas. Perante este ato trágico e execrável, os bispos católicos de Espanha querem em primeiro lugar mostrar a sua proximidade e oração por todas as vítimas e suas famílias, lê-se na comunicação da CEE.

Para que situações como esta nunca mais se repitam, os prelados pedem a todos os crentes que elevem as suas orações para pedir a Deus que conceda o eterno descanso a todas as pessoas falecidas, restabeleça a saúde aos feridos, leve consolo às famílias e paz aos corações das pessoas.

através de uma nota emitida pelo seu vice-porta-voz, antónio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), envia condolências às famílias e amigos das vítimas, assim como à população espanhola. O responsável demonstra ainda a solidariedade das Nações Unidas para com o governo de Espanha. Na tarde da última quinta-feira, 17 de agosto, na Rambla de Barcelona, uma carrinha subiu o passeio para aquela área pedonal e atropelou as pessoas que lá se encontravam.