Vários «tipos de explosivos» são uma ameaça para aqueles que estão a regressar às suas casas, no IraqueVários «tipos de explosivos» são uma ameaça para aqueles que estão a regressar às suas casas, no IraqueOs responsáveis pelo alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) decidiram aumentar a ajuda às milhares de pessoas que regressam à cidade de Mossul, no Iraque. Segundo andrej Mahecic, porta-voz da agência, a população que está a voltar precisa de todo o tipo de apoio, especialmente no que diz respeito a um abrigo, nomeadamente na parte oriental da cidade, libertada do controlo do grupo terrorista Daesh, no passado mês de julho.
De acordo com andrej Mahecic, as maiores ameaças aos residentes da região são as minas terrestres e outros tipos de explosivos. ao mesmo tempo, as famílias que chegam vêem-se obrigadas a lidar com problemas básicos como o acesso à água potável, combustíveis ou eletricidade, explicou o responsável, citado pela Rádio das Nações Unidas.
Dados do governo mostram que 79 mil pessoas regressaram às suas casas no oeste de Mossul e mais de 165 mil voltaram à parte leste da cidade, que sofreu prejuízos menores. Dos 54 distritos de Mossul, 15 foram totalmente ou parcialmente destruídos, 23 sofreram estragos moderados e 16 não registaram muitos estragos, indicaram organizações parceiras da ONU.