«Degolaram vários homens e crianças» numa missão católica na República Centro-africana. Missionário que está no terreno diz que o cenário é «muito tenso e grave»
«Degolaram vários homens e crianças» numa missão católica na República Centro-africana. Missionário que está no terreno diz que o cenário é «muito tenso e grave»Dezenas de pessoas foram mortas durante um ataque a uma missão católica na República Centro-africana (RCa). atacaram Gambo, uma missão a 75 quilómetros de Bangassou, e mataram 50 pessoas. Degolaram vários homens e crianças. Está tudo muito tenso, disse Juan José aguirre, bispo de Bangassou.

Segundo o prelado, há dois dias chegaram a Gambo os anti-Balaka para expulsar os Seleka mas depois entraram os soldados egípcios da Missão das Nações Unidas para a Manutenção da Paz na República Centro-africana (MINUSCa) e expulsaram os anti-Balaka o que favoreceu o regresso dos Seleka que aproveitaram para se vingar degolando algumas dezenas de pessoas.

O bispo identifica esta situação como muito grave, e refere que esta terá muito eco em Bangassou, onde metade da população já foi obrigada a fugir. Em declarações à fundação ajuda à Igreja que Sofre (aIS), o bispo disse que está acompanhado por três sacerdotes e contou que as casas de algumas religiosas foram saqueadas.

ao longo das últimas semanas, o missionário comboniano procurou acolher os muçulmanos que estavam a ser atacados pelas milícias animistas anti-Balaka, chegando a protegê-los, informam os serviços de comunicação da fundação aIS.