Largas dezenas de pessoas estão a apoiar aqueles que caminham até São Bento da Porta aberta. a iniciativa está a ser realizada «pela primeira vez» e está a deixar os fiéis «agradavelmente surpreendidos»
Largas dezenas de pessoas estão a apoiar aqueles que caminham até São Bento da Porta aberta. a iniciativa está a ser realizada «pela primeira vez» e está a deixar os fiéis «agradavelmente surpreendidos»Pela primeira vez, cerca de 50 voluntários estão em dois postos de atendimento ao peregrino para apoiar os fiéis que rumam a pé e de bicicleta até à Basílica de São Bento da Porta aberta, situada em Terras de Bouro (Braga), para participarem na romaria anual ao local, que inicia esta quinta-feira, 10 de agosto, prolongando-se até terça-feira, dia 15. a reação dos peregrinos a esta iniciativa tem sido muito positiva mostrando-se agradavelmente surpreendidos, conforme referem os membros da Irmandade de São Bento da Porta aberta, em comunicado.

Por estes dias são muitos os que se encontram em peregrinação. Os fiéis caminham preferencialmente de noite, sozinhos ou em grupo, a partir de vários locais do país. Grande parte dos peregrinos leva consigo uma equipa de apoio, mas nem por isso deixam de parar nos postos de atendimento para uma pequena pausa, onde podem beber café, água ou obter primeiros socorros, como por exemplo, tratar bolhas nos pés.

Os postos de atendimento estão situados em Vieira do Minho (Cerdeirinhas) e em amares (Santa Maria de Bouro). além dos voluntários, dinamizam esta ação os elementos da Irmandade de São Bento da Porta aberta, a GNR da Póvoa de Lanhoso, o Núcleo de Escuteiros de Vieira do Minho e a Rotary Póvoa de Lanhoso.