Durante a Romaria de São Bento da Porta aberta vai ser retomada uma tradição perdida no tempo
Durante a Romaria de São Bento da Porta aberta vai ser retomada uma tradição perdida no tempoUm grupo de crianças vai voltar a vestir-se de forma semelhante à figura de São Bento, para participar no cortejo principal da Romaria anual de São Bento da Porta aberta, agendado para o próximo domingo, 13 de agosto. a peregrinação vai levar muitos emigrantes ao local de culto localizado em Terras de Bouro (Braga), entre os dias 10 e 15 deste mês.

a envergadura das vestes de São Bento por crianças é uma tradição antiga, perdida no tempo. Gostaríamos de retomar esta tradição e convidamos as crianças a participar nesta procissão figurada. Para isso, crianças ou adultos devem inscrever-se através do contacto telefónico 253 390 180 ou do endereço eletrónico geral@sbento.pt, indicam os responsáveis pela Irmandade de São Bento da Porta aberta, em comunicado.

De acordo com a tradição local, o santuário teve origem a partir de uma capela construída em honra do santo, em Rio Caldo, que tinha sempre as portas abertas e que era utilizada como abrigo por aqueles que passavam. O local de culto insere-se nas paisagens do Parque Natural da Peneda-Gerês.