a edição de 2017 do acampamento Nacional de Escutas vai ser a «maior de sempre», contanto com participantes estrangeiros de nove países, incluindo um africano e outro do Médio Oriente
a edição de 2017 do acampamento Nacional de Escutas vai ser a «maior de sempre», contanto com participantes estrangeiros de nove países, incluindo um africano e outro do Médio OrienteCento e oitenta e cinco escuteiros oriundos do Luxemburgo, Espanha, França, São Tomé e Príncipe, Reino Unido, Irlanda, Israel, Suécia e Nigéria vão juntar-se aos 21. 500 escuteiros portugueses, para participarem no 23. º acampamento Nacional do Corpo Nacional de Escutas, conhecido como acanac, que inicia pelas 21h30 de segunda-feira, 31 de julho, em Idanha-a-Nova, prolongando-se até 6 de agosto. Segundo os organizadores, o evento será o maior acampamento de escuteiros de sempre em Portugal.

Pela primeira vez, o acanacvai receber uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, o que acontecerá no final da cerimónia de inauguração. a figura estará entre os escuteiros durante todo o acampamento, na capela do campo, que será dedicada numa cerimónia adequada ao efeito. a imagem é oferecida aos escuteiros pelo Santuário de Fátima e ficará em permanência na Capela do Campo Nacional de atividades Escutistas de Idanha-a-Nova, que passará a chamar-se Capela de Nossa Senhora de Fátima, em alusão ao Centenário das aparições de Fátima,informa a organização, em comunicado.
No decorrer do acampamento vão realizar-se atividades náuticas e socioeducativas, raides, jogos, desportos, ações de serviço com a comunidade local, cooperação internacional, educação para a paz, workshops e visitas culturais. Está também agendada uma tertúlia, onde intervirão João Costa, Secretário de Estado da Educação, e João armando GonçAlves, presidente do Comité Mundial do Movimento Escutista.

a iniciativa vai decorrer sob o lema abraça o futuro, com o objetivo de sensibilizar os participantes para o cuidado com o planeta: acabar com a fome e a pobreza, promover a saúde e o bem-estar, assim como uma agricultura sustentável e uma educação de qualidade, proteger todas as formas de vida, alcançar a igualdade, assegurar a água potável e o saneamento, tal como o trabalho decente, e alcançar o crescimento económico, a paz e a justiça. O objetivo final do escutismo é deixar o mundo um pouco melhor do que encontrámos, resumem os organizadores do encontro.

além dos escuteiros participantes, o acanac vai contar com 3. 800 adultos voluntários, 4. 000 tendas, 32. 000 estacas, 400 autocarros, 80 transferes permanentes, 320 canoas, 5. 000 coletes de salvação, dois supermercados de 600 metros quadrados, dois restaurantes com serviço para 3. 000 e 3. 500 pessoas diariamente, uma arena para 25000 pessoas, 300 workshops e quilómetros de sisal e toneladas de madeira para a realização de construções e aplicação de nós.