a medalha que assinala o quinto ano de pontificado do Papa tem gravadas frases e figuras bí­blicas que incentivam ao acolhimento do outro e que mostram a relevância do gesto
a medalha que assinala o quinto ano de pontificado do Papa tem gravadas frases e figuras bí­blicas que incentivam ao acolhimento do outro e que mostram a relevância do gestoO acolhimento dos migrantes é uma prática que marca a medalha oficial do quinto ano de pontificado do Papa Francisco, que é lançada esta sexta-feira, 28 de julho, no Vaticano. De um dos lados da insígnia está o escudo do Santo Padre, com a legenda Franciscus PP anno V MMXVII.

Do outro lado da medalha está a imagem de um barco de pesca a atracar, e várias figuras bíblicas. Sentado em terra está Jesus Cristo, estendendo a sua mão ao outro. a imagem é acompanhada pela frase bíblica Hospes eram et collegistis me (Era estrangeiro e hospedastes-me, em português).

Em comunicado, a Santa Sé explica que a mão estendida remete para o acolhimento aos que saem da sua pátria em busca de um futuro melhor. além disso, o cenário recorda outra passagem bíblica: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes. a medalha foi desenvolvida pela artista Mariangela Crisciotti.