Donativos vão contribuir para estimular a prática desportiva de jovens locais e para dar aulas de surf a turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento económico da região
Donativos vão contribuir para estimular a prática desportiva de jovens locais e para dar aulas de surf a turistas, contribuindo assim para o desenvolvimento económico da regiãoOs membros da organização Leigos para o Desenvolvimento (LD) têm em andamento uma ação de crowdfunding (financiamento coletivo), que deverá prolongar-se até ao próximo dia 11 de setembro, para reunir dois mil euros para o projeto Surf alegre, que deverá vingar em Porto alegre, São Tomé e Príncipe, ao longo de seis meses. O projeto resulta de uma parceria entre a organização Leigos para o Desenvolvimento e o Grupo de Surf de Porto alegre.

a partir de uma dinâmica pontual entre os adolescentes e jovens que praticavam surf em Porto alegre, deu-se origem a um grupo informal, mas estruturado, que procura estimular a prática do surf localmente. O que se pretende é consolidar esta dinâmica através de ações de diferentes naturezas (aulas de manobras, filmes e documentários, workshop de reparação de pranchas, etc. ) de maneira a beneficiar os jovens, estimulando a prática desportiva e a divulgação local do surf, explicam os LD.

através do projeto Surf alegre, pretende-se que o atual grupo de surf tenha um papel importante no desenvolvimento económico da região e que seja um meio de dinamização territorial, através da disponibilização de aulas para turistas, da organização de provas em Porto alegre e na aposta na formação dos praticantes, tanto para melhorarem na modalidade como para serem capazes de manter autonomamente o seu material.

O projeto é ainda uma forma de promover o aumento da coesão social e do espírito comunitário, através da promoção do espírito associativo, da capacitação de lideranças locais e do aumento da oferta cultural, recreativa e desportiva, entre outros fatores. até agora, foram doados 350 euros. a organizaçãoLD encontra-se é portuguesa e encontra-se sediada em Lisboa.