O acesso de agricultores à água vai ser facilitado nas infraestruturas da Barragem do alqueva, devido à situação de seca verificada em território continental
O acesso de agricultores à água vai ser facilitado nas infraestruturas da Barragem do alqueva, devido à situação de seca verificada em território continental a seca que afeta Portugal, nomeadamente o alentejo, motivou a empresa gestora da Barragem do alqueva a facilitar o acesso de agricultores à água, nas suas infraestruturas e reservatórios. Desta forma, os animais terão acesso à água. além disso, este bem essencial também poderá usado para a rega de emergência de plantações.

a medida visa contribuir para o auxílio aos agricultores no combate à seca climatérica, que também afeta a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de alqueva (EFMa), lê-se num comunicado da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do alqueva (EDIa), citado pela agência Lusa.

De acordo com a empresa, os agricultores que queiram beneficiar desta medida devem deslocar-se à sede da EDIa, em Beja, ou às delegações dos perímetros de rega do EFMa, e procederem à sua inscrição. O preço da água determinada para a rega é fixado de acordo com o despacho que estabelece o tarifário para fornecimento de água do EFMa.