Campos agrícolas e pastagens afetadas. animais mortos e quebra da produção de leite. é este o cenário em cinco países da África Oriental, que precisam de ajuda humanitária urgente
Campos agrícolas e pastagens afetadas. animais mortos e quebra da produção de leite. é este o cenário em cinco países da África Oriental, que precisam de ajuda humanitária urgente Cerca de 16 milhões precisam de apoio de subsistência urgente e eficaz na Somália, Quénia, Etiópia, Tanzânia e Uganda, uma quantidade de necessitados que aumentou em cerca de 30 por cento desde o final do último ano, alertam os responsáveis pela Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FaO).

Tal cenário ocorre devido à falta de chuva, que tem afetado campos agrícolas e de pastagens e provocado a morte de milhares de animais. Perante os animais sobreviventes, os pastores somalis, etíopes e quenianos sofrem com a quebra de produção de leite. Todo este conjunto de factores está a contribuir para piorar a situação de fome nos cinco países da África Oriental.

a falta de chuvas deixa as famílias sem formas de lidar com a situação que precisa de apoio antes que piore rapidamente, disse Dominique Burgeon, diretor de emergências da FaO, citado pela Rádio das Nações Unidas.