Durante dois anos, serão realizadas várias ações numa região rural moçambicana com vista ao combate da pobreza
Durante dois anos, serão realizadas várias ações numa região rural moçambicana com vista ao combate da pobrezaO projeto Semear e cuidar está vigente na zona rural moçambicana de Nhangau até março de 2019, para promover o desenvolvimento social e económico das comunidades que vivem naquela região, combatendo os problemas associados à pobreza, particularmente a soberania alimentar e nutricional.

O programa está em curso desde o último mês de abril e, ao longo de dois anos, deverá colocar em funcionamento o Gabinete de apoio Técnico às associações de Nhangau (GaTaN), fortalecer o Programa de Capacitação em Gestão e Técnicas de Produção agrícola da região, e criar hortas nas escolas, incentivando os próprios estabelecimentos a consumir os bens produzidos.

a iniciativa está ainda delineada para motivar a produção de frutos e vegetais autóctones, divulgar os produtos junto de consumidores corporativos e motivar a venda da manga no mercado. além disso, o projeto visa capacitar os agentes locais para que estes possam intervir nas áreas da redução da pobreza e da educação comunitária.

a ação Semear e cuidar é promovida pela Fundação Gonçalo da Silveira, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento fundada em 2004 pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus (Jesuítas). O projeto conta com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e do Jesuit Mission Nuremberg.