OMS diz que 99 por cento dos casos têm cura se forem tratados. a prioridade da agência é fazer chegar cuidados de saúde à população afetada
OMS diz que 99 por cento dos casos têm cura se forem tratados. a prioridade da agência é fazer chegar cuidados de saúde à população afetadaO surto de cólera no Iémen é o maior do mundo, apontam os responsáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos os dias, mais de cinco mil pessoas apresentam sintomas de diarreia aguda ou de cólera no país. Desde o final do passado mês de abril foram registados no país 368. 207 casos suspeitos e 1. 828 mortos.

De acordo com a agência das Nações Unidas, mais de 99 por cento das pessoas com casos suspeitos de cólera conseguem sobreviver quando têm acesso aos serviços de saúde, motivo pelo qual a OMS quer estender essa resposta com a maior brevidade possível.

Para combater a epidemia, as equipas da OMS estão a melhorar o acesso à água potável e ao saneamento, a criar centros de tratamento, a formar profissionais de saúde, a reforçar a vigilância e a alertar as comunidades para a prevenção da doenças. Cerca de 41 por cento dos pacientes com casos suspeitos de cólera são menores com menos de 15 anos de idade. Um terço das mortes acontece em cidadãos com mais de 60 anos de idade.