Técnicos portugueses vão formar dez inspetores ambientais são-tomenses e elaborar documentos legais em favor da inspeção ambiental
Técnicos portugueses vão formar dez inspetores ambientais são-tomenses e elaborar documentos legais em favor da inspeção ambientalarlindo Carvalho, responsável pela Inspeção-Geral da agricultura, Mar, ambiente e Ordenamento do Território de Portugal (IGaMaOT), e Nuno Rodrigues, diretor-geral do ambiente de São Tomé e Príncipe, assinaram esta semana um protocolo para a criação de um serviço de inspetores ambientais no arquipélago.

Temos tido um conjunto de problemas ambientais graves ao nível do país, provocados por várias empresas privadas e públicas e outras instituições que têm gerido bastante mal o ambiente, lamentou arlindo Carvalho, acrescentando que não tem sido possível impedir os danos no ambiente, apesar dos alertas para o problema.

Já chamámos a atenção várias vezes, mas não temos podido evitar esta e outras situações. Por isso queremos criar um serviço de inspetores ambientais com regulamentos específicos, que vão começar a fiscalizar, controlar e sancionar instituições que não obedeçam os parâmetros ambientais, disse o responsável, citado pela agência Lusa.

Na próxima semana, técnicos da IGaMaOT vão iniciar uma formação sobre inspeção ambiental destinada a dez inspetores ambientais. Simultaneamente, vão trabalhar com a associação de São Tomé para criar documentos legais para o serviço de inspeção ambiental.

O protocolo assinado entre as duas instituições tem a duração de um ano, tacitamente. O acordo foi firmado na cidade são-tomense de Santo antónio, à margem do quarto Congresso Internacional da Educação ambiental da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).