Cidadãos de todo o país deslocam-se e Fátima para cuidar, voluntariamente, de pessoas com deficiência, proporcionando aos seus cuidadores habituais uma semana de descanso
Cidadãos de todo o país deslocam-se e Fátima para cuidar, voluntariamente, de pessoas com deficiência, proporcionando aos seus cuidadores habituais uma semana de descanso a iniciativa que dá uma semana de férias aos pais que têm filhos portadores de deficiência começa este mês. O projeto é promovido, pela 11a vez consecutiva, pelo Santuário de Fátima, com o apoio de muitos voluntários, do Movimento da Mensagem de Fátima e da Congregação Silenciosos Operários da Cruz.

as expetativas para este ano é que possa participar o maior número de pessoas possível, principalmente aquelas que participam pela primeira vez, de forma a que todos possamos festejar e celebrar o Centenário das aparições, refere Johnny Freire, sacerdote da Congregação Silenciosos Operários da Cruz, e um dos responsáveis pela iniciativa.

Os pais podem optar por ficar com os filhos em Fátima e acompanhá-los, ou deixarem-nos ao cuidado dos voluntários. Em média há dois voluntários por cada criança e esta é uma vertente muito significativa desta iniciativa, sendo que o número de candidatos não tem parado de aumentar, informam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

O projeto dá aos cuidadores um descanso de uma semana, durante e qual ficam aliviados da tarefa de cuidar dos filhos. Simultaneamente, é dada a estes pais a oportunidade de terem um momento de enriquecimento moral e espiritual. No total, vão participar na iniciativa cerca de 70 crianças, ao longo de quatro turnos, que vão decorrer entre julho e agosto, e que terão como referência o gosto que São Francisco Marto tinha por Jesus escondido.
as semanas de férias terão lugar na Casa Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, situada a 2,5 quilómetros da Rotunda Sul, conhecida como a “Rotunda dos Pastorinhos”. O Santuário de Fátima assume as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes. Do programa das férias fazem parte visitas guiadas aos lugares de Fátima: Santuário, Valinhos e aljustrel.