Fundação Gulbenkian entrega galardão a organização que fornece assistência aos requerentes de asilo, refugiados e apátridas na Hungria, e a uma advogada que tem trabalhado pela «melhoria da vida de milhões de refugiados e migrantes»
Fundação Gulbenkian entrega galardão a organização que fornece assistência aos requerentes de asilo, refugiados e apátridas na Hungria, e a uma advogada que tem trabalhado pela «melhoria da vida de milhões de refugiados e migrantes» O Prémio Calouste Gulbenkian 2017 foi atribuído à organização não governamental Hungarian Helsinki Committee, que apoia gratuitamente migrantes e refugiados na Hungria, e à jovem advogada australiana Jane Mcadam, que tem trabalhado para a melhoria da vida de milhões de refugiados e migrantes.

Os vencedores vão repartir entre si o prémio, no valor de 100 mil euros. O galardão é atribuído como forma de reconhecimento do inestimável contributo na defesa dos direitos humanos, em particular, dos refugiados, lê-se num comunicado da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), divulgado na última terça-feira, 18 de julho.

Entre os vencedores nacionais dos Prémios Gulbenkian 2017, nas categorias de conhecimento, sustentabilidade e coesão, estão, respetivamente, a Sociedade Portuguesa de Matemática, a associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e a Sociedade artística Musical dos Pousos. as três categorias destes prémios, no valor de 50 mil euros cada, dizem respeito às áreas prioritárias em que a FCG intervirá nos próximos anos.

as distinções vão ser entregues quinta-feira, 20 de julho, Dia Calouste Gulbenkian, a partir das 18h00, no decorrer de uma cerimónia que será presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, que terá lugar no anfiteatro ao ar livre da fundação, sediada em Lisboa.

No mesmo dia, os músicos da Orquestra Gulbenkian vão dar um concerto, com obras de Ludwig van Beethoven e Jennifer Higdon, assim como a fadista Gisela João. a entrada é livre, mas sujeita ao levantamento de bilhete e à lotação do espaço.