População do sul de Moçambique aprende sobre saúde, nutrição, tecnologias de comunicação e relacionamento com os membros do agregado familiar
População do sul de Moçambique aprende sobre saúde, nutrição, tecnologias de comunicação e relacionamento com os membros do agregado familiarHá mudanças positivas na comunidade sul moçambicana do distrito de Boane, devido à aplicação de um programa de aprendizagem em família, que contribui para fortalecer o papel de pais, mães e encarregados de educação, para melhorar as competências de leitura, escrita e cálculos, e ainda para lidar com as novas tecnologias, como aprender a escrever mensagens no telemóvel.
O programa está a ser implementado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), através do Fundo Malala, e funciona em diferentes modalidades, algumas delas, reunindo simultaneamente adultos e crianças.
Os pais aprendem como devem trabalhar com as crianças e o contrário também acontece, conforme explicou Dulce Mungoi, especialista em Educação da UNESCO Moçambique, adiantando que durante a sessão com os adultos são demonstradas atividades pedagógicas para que no momento em que estes estejam com os filhos desenvolvam conversa e jogos sobre a sua família.
Graças a esta iniciativa, os participantes já podem dar o seu contributo em algumas decisões dentro da própria comunidade e já têm outra forma de ver as coisas e de as fazer, uma vez que há questões de saúde e de nutrição que eles discutem nas sessões e nas aulas normais de alfabetização e também dentro da sua própria comunidade, demonstrou Eduardo Zucula, responsável da direção nacional de alfabetização e educação de adultos, no âmbito do projeto Malala.