O Santuário de Fátima ofereceu à Base aérea de Monte Real uma medalha que faz referência os relatos que os pastorinhos fizeram há 100 anos
O Santuário de Fátima ofereceu à Base aérea de Monte Real uma medalha que faz referência os relatos que os pastorinhos fizeram há 100 anos a medalha comemorativa do Centenário das aparições foi entregue ao comandante da Base aérea de Monte Real, o coronel da Força aérea João Caldas, por antónio Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima. O prelado congratula-se com a escolha daquele espaço para a entrada e saída do Santo Padre durante a sua visita a Portugal.
Esta escolha é um sinal de que a base está abençoada e deve ser das poucas no mundo a ter recebido a presença de três Papas, disse antónio Marto, durante uma visita à base aérea a convite do comando, na última sexta-feira, 14 de julho.
acompanhado pelo reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, e pelo vice-reitor do mesmo local de culto, Vítor Coutinho, o bispo de Leiria-Fátima descerrou, juntamente com João Caldas, uma placa que alude à passagemde Francisco pelo local.
O gesto simbólico sela uma relação institucional mas também de amizade entre a base aérea e o santuário, referiu o responsável pelo espaço em Monte Real. a colaboração na preparação da visita do Papa foi extraordinária e exemplar e criou uma relação de amizade que extravasa as questões profissionais, acrescentou.
João Caldas considera que a passagem do Sumo Pontífice pelo local disse muito à unidade, a todos os militares () e às suas famílias mas também a Portugal inteiro, motivo pelo qual há de ficar marcada para sempre. Este evento marcou o meu comando, sublinhou, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.