Dos 400 poemas que escreveram, os reclusos escolheram 50 para dar origem ao livro «Vá para fora cá dentro!»
Dos 400 poemas que escreveram, os reclusos escolheram 50 para dar origem ao livro «Vá para fora cá dentro!»Oito reclusos do Estabelecimento Prisional da Guarda escreveram quase 400 poemas e selecionaram 50, que agora podem ser lidos no livro Vá para fora cá dentro!, com cerca de 80 páginas. a obra foi apresentada na última quarta-feira, 12 de julho, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, com a presença dos autores e da escritora Odete Ferreira.
Os poemas foram escritos no âmbito da “Oficina de Escrita e Leitura em Voz alta”, promovida pela BMEL na cadeia da Guarda, com a orientação de américo Rodrigues, coordenador da biblioteca. a iniciativa teve início em novembro do último ano e terminou no passado mês de junho, englobando um total de 25 sessões, com uma hora e meia cada.
Com iniciativas como esta, os responsáveis pela autarquia da Guarda pretendem, através da biblioteca da cidade, e em articulação com o estabelecimento prisional local, colaborar e participar ativamente na reinserção social de um grupo da população com especificidades muito próprias, numa dinâmica de inclusão.