Freiras fizeram uma capela num terreno que detêm na Pensilvânia, Estados Unidos da américa, numa tentativa de travar a construção de um oleoduto que deverá passar pelo local
Freiras fizeram uma capela num terreno que detêm na Pensilvânia, Estados Unidos da américa, numa tentativa de travar a construção de um oleoduto que deverá passar pelo localUm grupo de freiras católicas construiu uma capela ao ar livre, exatamente no local onde está previsto passar um oleoduto, no condado de Lancaster, na Pensilvânia (Estados Unidos da américa). as religiosas, da congregação adoradoras do Sangue de Cristo, acreditam que têm o direito a proceder desta forma porque são proprietárias do terreno.
Na cerimónia de consagração da capela, o espaço foi dedicado ao Senhor e a todos aqueles que queiram meditar sobre usos justos e sagrados da terra. as religiosas citaram excertos da encíclica do Papa Francisco dedicada ao meio ambiente, para alertar para a necessidade de proteger o planeta.
Nesta ação, as irmãs contam com o apoio dos membros de um grupo ambientalista local, denominado “Lancaster against Pipelines” (Lancaster contra os oleodutos, em português). além destes elementos, as religiosas têm ainda o apoio das irmãs do Loreto, do Kentucky, que em 2013 conseguiram impedir a construção de um oleoduto, projetado pela empresa que agora pretende proceder à mesma obra.
O projeto do oleoduto contra o qual as religiosas atualmente lutam está avaliado em três mil milhões de dólares, e a empresa Williams Partners informou já que o plano foi aprovado e que está na posse de todas as autorizações de construção, pelo que enviou o caso para os tribunais norte-americanos. a decisão do tribunal será conhecida na próxima segunda-feira, 17 de julho.