Medidas apresentadas visam proteger os mais pequenos de contrabandistas e de traficantes
Medidas apresentadas visam proteger os mais pequenos de contrabandistas e de traficantesVárias agências da Organização das Nações Unidas (ONU) criaram um roteiro com ações para melhorar a situação das crianças refugiadas e migrantes, que vivem sem os seus pais ou educadores na Europa. O documento foi lançado esta segunda-feira, 10 de julho, em Genebra, na Suíça. No novo manual é recomendado que exista maior segurança,preparação, serviços e outras soluções a longo prazo para receber grupos de crianças, atendendo às suas necessidades específicas.
No roteiro é indicado que existe a necessidade de identificar as crianças e registá-las, assim como criar uma relação de confiança com elas. O objetivo passa por garantir que a responsabilidade por essas crianças é atribuída a um encarregado capacitado para o efeito, e que envolva mediadores culturais e elementos das comunidades acolhedoras. Tais medidas são consideradas essenciais para salvaguardar as crianças de contrabandistas, traficantes e da pressão familiar.
Para criar este roteiro foram consultados 100 profissionais, como psicólogos, assistentes sociais e advogados, informa a Rádio das Nações Unidas. a elaboração do manual envolveu autoridades de países europeus, crianças refugiadas e migrantes, o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Comissão Internacional de Resgate (IRC).