Instalação vai garantir o abastecimento de energia às zonas rurais daquele país africano
Instalação vai garantir o abastecimento de energia às zonas rurais daquele país africano a população do município moçambicano de Mocuba vai assistir naquela cidade ao crescimento e funcionamento da primeira central fotovoltaica do país, uma instalação de produção de energia elétrica a partir da radiação emitida pelo sol. a central terá capacidade para produzir cerca de 40,5 megawatts de potência, capazes de fornecer a região norte do país.
O projeto público-privado conta com um financiamento de 48 milhões de euros, atribuídos pela International Finance Corporation (IFC), pertencente ao grupo do Banco Mundial. a Central Fotovoltaica de Mocuba será desenvolvida numa parceria entre uma produtora independente de energia (Scatec Solar), uma agência financeira de desenvolvimento (Norfund), e a Eletricidade de Moçambique (EDM).
Existe um acesso limitado à energia em Moçambique, particularmente nas zonas rurais. Este investimento alargará o abastecimento de energia numa das regiões menos desenvolvidas do país e ao mesmo tempo ajudará também as infraestruturas de energia e promoverá os investimentos diretos estrangeiros numa altura importante, refere Jumoke Jagun-Dokunmu, diretor da IFC, citado pelos serviços de comunicação da EDM.