«Forte envelhecimento» da população portuguesa e «desinvestimento crescente na família e na infância» preocupa os membros da associação Portuguesa de famílias Numerosas
«Forte envelhecimento» da população portuguesa e «desinvestimento crescente na família e na infância» preocupa os membros da associação Portuguesa de famílias NumerosasOs gastos com prestações sociais às famílias e às crianças têm-se mantido estáveis nos últimos anos, mostram os mais recentes dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgados recentemente.
Os números sãorelativos a 2014 e indicam que nesse ano, mais de 330 mil milhões de euros foram gastos na União Europeia (UE) em apoios à família. Tais gastos ficam em terceiro lugar, depois da Terceira idade e Doença, saúde e deficiência.
Os dados da OCDE indicam também que as prestações sociais para a família e crianças diminuíram na Europa, entre 2010 e 2014, passando de 8,63 por cento do PIB da UE para 8,55 por cento. Em Portugal, a diminuição foi ainda mais assinalada, passando de 5,41 por cento do PIB, em 2010, para 4,59 por cento, em 2014.
Este decréscimo dos gastos sociais destinados às famílias e crianças, associados ao aumento dos gastos com a terceira idade, espelha a realidade demográfica nacional, pautada pelo forte envelhecimento da população, e um desinvestimento crescente na família e na infância, lê-se num comunicado da associação Portuguesa de Famílias Numerosas.