Equipamentos vão emitir alertas para a toma de medicamentos ou para a ingestão de água
Equipamentos vão emitir alertas para a toma de medicamentos ou para a ingestão de águaCinquenta idosos que vivem em situação de isolamento social no concelho de Leiria vão receber um telemóvel e um relógio com botões de emergência que permitem pedir assistência a qualquer hora do dia, para problemas ou dúvidas relacionadas com a saúde, segurança, solidão ou outras necessidades. Os primeiros 16 equipamentos de teleassistência foram entregues pelo município, esta quarta-feira, 5 de julho.
Desenvolvida pela associação Nacional de Cuidado e Saúde (aNCS), a iniciativa possibilita, por exemplo, que o idoso receba um alerta a avisá-lo da toma de um medicamento ou da ingestão de água, conforme explicou ana Valentim, vereadora do pelouro de ação social do município de Leiria, em declarações à agência Lusa.
O equipamento é remotamente configurado e gerido numa plataforma online pela aNCS, e tornará possível o acompanhamento personalizado do idoso. Os familiares ou instituições ligadas à pessoa idosa portadora do equipamento poderão aceder a uma plataforma que lhes permitirá acompanhar o seu familiar ou utente. a entrega destes equipamentos decorre no âmbito do projeto 10 mil vidas, a que o município de Leiria se candidatou o ano passado através do acordo de parceria denominado Portugal 2020.